Notícias

ESMAT 15 encerra a primeira edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos, com a participação do Desembargador do Trabalho Homero Batista

No último sábado, 27/05, ocorreram as últimas aulas do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos da ESMAT 15. O curso avançado, realizado nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Campinas, contou com a participação de Advogados, vinculados a escritórios de Campinas/SP, que desejavam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em Direito do Trabalho/Empresarial e na prática da Advocacia Trabalhista.

As aulas foram ministradas pelo Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciências da Cirurgia, Freddy Beretta Marcondes, que abordou o tema: “Meio ambiente do trabalho e a saúde do trabalhador”, e pelo Desembargador do Trabalho (TRT-2), Professor e escritor Homero Batista Mateus da Silva, que fez um panorama da saúde, higiene e segurança do trabalho.

4

Na oportunidade, o Diretor-Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, agradeceu a colaboração de todos, alunos e docentes, e encerrou o curso com a entrega de certificados aos escritórios participantes. “Creio que todos foram brindados com os diversos temas discutidos durante o Programa, sempre atuais e muitos relevantes”.

2

A atividade também contou com a presença dos Diretores da ESMAT 15, os Juízes Décio Umberto Matoso Rodovalho (Cursos de Duração Continuada) e Fernanda Amabile M. de Souza Gomes (Cursos de Curta Duração).

As aulas iniciaram no dia 14 de abril, de maneira presencial, e foram ministradas por Ministro do TST, Desembargadores e Juízes do Trabalho e Fisioterapeuta com vasta experiência no campo jurídico e no cotidiano forense, o que permitiu a melhor utilização da metodologia de ensino baseada em estudos de cases, debates e simulações.

5

Depoimentos

Para o Desembargador Homero Batista, o curso oferecido pela ESMAT 15 “é digno de muitos elogios porque é um estudo aprofundado, voltado para questões contemporâneas, com temas instigantes do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho”.

Na opinião do Fisioterapeuta Freddy Beretta, a metodologia apresentada pelo curso da ESMAT 15 é muito benéfica para o participante. “O profissional tem sua prática melhorada, ele fica mais confiante e mais capacitado para que de fato seus objetivos sejam atingidos”.

Segundo o Advogado André Menezes Bio, a Escola da AMATRA XV foi muito feliz em escolher os temas e os professores, “foi possível discutir temas muito específicos que geralmente não encontramos em livros”.

Para a Advogada Giovana Brentini Zancheta, o curso “não ficou maçante, se aprofundou em temas que, eu confesso, não conhecia e que posso usar no meu dia a dia, acrescentar em minhas peças processuais, em minhas defesas e até sugerir novas estratégias para os meus clientes. Acredito que vai acrescentar muito em nosso escritório, no meu dia a dia como Advogada e até como estudante do Direito do Trabalho”.

A Advogada Veridiana Moreira Police destacou que o curso foi uma grata surpresa. “Foi um ganho substancial imaginar que a ESMAT 15, em sua primeira década, pudesse proporcionar um curso de um valor agregado muito grande. Foi um momento de muito diálogo, estudo avançado, discussões intensas, de troca e partilha”.

A Advogada Daniela de Freitas elogiou a abertura dos professores para tratar de questões complexas do cotidiano e tirar dúvidas durante as aulas, "tudo fluiu de uma maneira muito tranquila e amistosa. Foi uma honra. Levo um aprendizado muito grande”.

As aulas foram ministradas pelos seguintes docentes:

- Ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues;
- Juiz do Trabalho Edson da Silva Junior;
- Juiz do Trabalho César Reinaldo Offa Basile;
- Desembargador do Trabalho Hélio Grasselli;
- Juiz do Trabalho Maurício Bearzotti de Souza;
- Desembargador do Trabalho Fábio Bueno de Aguiar;
- Juíza do Trabalho Ana Paula Silva Campos Miskulin;
- Juíza do Trabalho Lady Ane de Paula Santos Della Rocca;
- Advogado e Desembargador do Trabalho Aposentado Carlos Augusto Escanfella;
- Desembargadora do Trabalho Tereza Aparecida Asta Gemignani;
- Juiz do Trabalho Décio Umberto Matoso Rodovalho;
- Desembargador do Trabalho Homero Batista Mateus da Silva;
- Fisioterapeuta Freddy Beretta.

Escritórios participantes:

- Brocchi e Souza Sociedade de Advogados
- Calábria e Villa Gonzalez Advogados Associados
- Corona e Bio Sociedade de Advogados
- Escanhoela Advogados Associados
- FBC Sociedade de Advogados
- Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados
- Izique Chebabi Advogados Associados
- Lemos Advocacia para Negócios
- Lima Junior | Domene e Advogados Associados
- Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
- Moraes Bueno de Aguiar e Advogados Associados
- MTPLUS Soluções em Saúde Ocupacional
- Sartori Sociedade de Advogados
- Thonon, Mendonça e Barella Advogados
- TozziniFreire Advogados
- Zanetti e Paes de Barros Advogados

A atividade contou com o patrocínio da MTPLUS Soluções em Saúde Ocupacional, da Sicoob Credijustra, e apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Campinas e da American Chamber of Commerce for Brazil - AMCHAM Campinas.

Confira fotos das aulas de encerramento na galeria abaixo:

Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos - Encerramento