Na última quinta-feira, 27/11, a ESMAT 15 recebeu, de maneira telepresencial, o Juiz do Trabalho Breno Ortiz Tavares Costa para uma aula exclusiva e ao vivo. O tema central foi o "Uso prático de Inteligência Artificial para magistrados e servidores".
RESUMOA 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos da ESMAT 15 foi encerrada em 13/11 com uma aula telepresencial ministrada pelo Desembargador Homero Batista Mateus da Silva, que analisou 25 temas relacionados às horas extras, incluindo o Artigo 58 da CLT, exceções de jornada, distinções entre salário e remuneração, modalidades de banco de horas e a jornada 12x36. O encontro, aberto e encerrado pela Juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, também contou com a participação das Juízas Fernanda Amabile e Marina Zerbinatti. Advogados destacaram a qualidade do programa, elogiando a profundidade dos debates e a interação entre advocacia e magistratura.
A 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos da ESMAT 15 foi encerrada na quinta-feira, 13/11, com a realização de sua última atividade, em formato telepresencial.
Na aula ao vivo e exclusiva sobre os "Princípios e singularidades das horas extras e reflexos na Legislação Brasileira", o Desembargador do Trabalho e Docente, Homero Batista Mateus da Silva, analisou detalhadamente 25 temas jurídicos, incluindo o Artigo 58 da CLT, as exceções à jornada de trabalho, a distinção entre salário e remuneração para a base de cálculo das horas extras, expondo suas implicações financeiras. Além disso, apresentou as seis modalidades de banco de horas previstas na CLT, abordando desde o banco anual até os modelos para calamidade pública, e finalizou com uma análise da jornada 12x36 e a incompatibilidade de controle de jornada em atividades externas.
A Diretora Administrativa e Financeira da ESMAT 15, Juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, fez a abertura da atividade, apresentou o convidado e encerrou o encontro. A aula também contou com a presença das Juízas Fernanda Amabile Marinho de Souza Gomes, Diretora de Cursos de Curta Duração da ESMAT 15, e Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, Gestora Regional de 1º Grau do Comitê do Trabalho Seguro do TRT-15 e Titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas.
Para o Advogado Fábio Chebabi, do escritório Ezequiel Chebabi Advogados, o Programa Executivo tem se superado a cada edição. "Preciso dizer que o que eu achava impossível vem acontecendo: o curso tem se superado a cada tempo. Palestras sensacionais, fantásticas, palestrantes maravilhosos, discussões profundas, uma oportunidade muito boa para a advocacia debater alguns temas interessantes com a magistratura, promovendo uma reflexão de ambos os lados".
O Advogado Antônio Vasconcelos Júnior, sócio-fundador da VJ Advogados, de Curitiba (PR), afirmou que, embora esperasse um curso produtivo, foi surpreendido significativamente. "Os temas que estão sendo debatidos são de extrema importância. Além disso, há a possibilidade de a comunidade jurídica, os advogados, estar em conjunto com magistrados do TRT e ministros do TST. Essa convivência entre os advogados e o Poder Judiciário é de extrema importância para um aprendizado contínuo. É um investimento que efetivamente vale a pena".
A 3ª Edição do Programa Executivo aconteceu com o apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP), da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil), do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA).
Para ver todas as fotos da 3ª edição do Programa Executivo, clique aqui.
No dia 8/11, o Juiz do Trabalho Lucas Falasqui Cordeiro falou sobre Gestão de Risco e Audiência Trabalhista para os alunos da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos da ESMAT 15. A atividade aconteceu no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas/SP.
Em sua exposição, o Professor Lucas Falasqui focou tanto em aspectos técnicos (hard skills) quanto interpessoais e comportamentais (soft skills). Abordou temas essenciais para a prática diária, como a aplicação do ônus da prova, o artigo 818 da CLT e a Teoria Dinâmica, além dos tipos de audiência e das estratégias para a colheita de depoimentos pessoais e testemunhais. A aula discutiu, também, a importância do protesto antipreclusivo, a condução de temas sensíveis como assédio e perícia, as particularidades dos formatos presencial e virtual de audiência, entre outros.
A Diretora Administrativa e Financeira da ESMAT 15, Juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, fez a abertura da atividade e apresentou o currículo do convidado. O Coordenador Pedagógico, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, encerrou os trabalhos fazendo a entrega dos certificados dos alunos.
A última aula será com o Desembargador Homero Batista Mateus da Silva, na próxima quinta-feira, 13/11, de no formato telepresencial.
A 3ª Edição do Programa Executivo acontece com o apoio da Mackenzie (Campinas/SP), da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil), do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA).
Acesse todas as fotos da 3ª edição do Programa Executivo: https://flic.kr/s/aHBqjCu7Xs
O sétimo episódio do podcast VIDA LEGAL da ESMAT 15 estará no ar na próxima quarta-feira, 1º/10. O projeto conta com o apoio da FUNPRESP-JUD.
No programa, as Juízas Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Diretora de Cursos de Duração Continuada, e Isabela Tófano de Campos Leite Pereira, recebem a Psicóloga Renata Meirelles Pires Ferreira e a Diretora franqueada da SUPERA, Helena Shisuko Kanno, para falar sobre o tema "Cérebro em equilíbrio: Neurociência, bem-estar e performance no trabalho".
O podcast estará disponível para associados da AMATRA XV e da ESMAT 15, e também para o público em geral, por meio das redes sociais, plataformas de podcast e TV ESMAT 15 no YouTube.
Fique atento às redes sociais da ESMAT 15, ouça e participe do Podcast VIDA LEGAL!
RESUMOEm 23/09, em comemoração aos 13 anos de fundação da ESMAT 15, foi realizada uma edição especial do ESMAT DEBATE sobre “A escuta ativa como ferramenta de oratória”, com palestra da jornalista Suzeli Damaceno, que ressaltou a importância da escuta empática, o impacto das emoções e os desafios da comunicação digital. O debate contou com a participação do desembargador Fábio Bueno de Aguiar, da juíza Mariana Cavarra Bortolon e de autoridades do TRT-15, além de perguntas do público. O evento está disponível no YouTube.
Hoje, 23/09, em comemoração aos 13 anos de sua fundação, a Escola Superior dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região (ESMAT 15) promoveu uma edição especial do ESMAT DEBATE, com o tema "A escuta ativa como ferramenta de oratória".
A palestra foi ministrada pela jornalista Suzeli Damaceno, especialista em comunicação acessível e em acessibilidade digital. Ela destacou a diferença entre ouvir, escutar e ter empatia, e enfatizou como a sobrecarga de informações e a falta de atenção geram ruídos, prejudicando a construção de relações sólidas, especialmente no ambiente de trabalho.
Suzeli Damaceno também explorou a complexidade da comunicação, destacando como as emoções influenciam tanto a expressão verbal quanto a não verbal. Ela detalhou, ainda, os desafios da oratória no ambiente digital e os impactos da escuta ativa e humanizada.
O desembargador Fábio Bueno de Aguiar, coordenador pedagógico da Escola, e a juíza do Trabalho Mariana Cavarra Bortolon (TRT-15) atuaram como debatedores.
A atividade também contou com a presença dos desembargadores Helcio Dantas Lobo Junior, vice-presidente administrativo do TRT-15, e Samuel Hugo Lima, ex-presidente do TRT-15 e da AMATRA XV.
Durante o evento, foram feitas perguntas elaboradas pelos participantes.
Para ver ou rever a edição especial do ESMAT DEBATE, acesse:
RESUMONo dia 20/09, a 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos (PEAEJ) da ESMAT 15 realizou, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP), a aula “Panorama Atual e Perspectivas do Direito do Trabalho” com o ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues, que abordou desafios do Direito Material, Processual e Institucional do Trabalho. O evento contou com a abertura do desembargador Fábio Bueno de Aguiar, falas do juiz Francisco Duarte Conte, encerramento da juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu e participação de magistrados e advogados, com apoio de instituições parceiras.
Dando sequência ao calendário de atividades da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos (PEAEJ) da ESMAT 15, no dia 20/09, aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP) a aula "Panorama Atual e Perspectivas do Direito do Trabalho" com o ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues.
Na abertura do evento, o desembargador Fábio Bueno de Aguiar, coordenador pedagógico e conselheiro da ESMAT 15, agradeceu a presença de todos e destacou que o curso, criado há dois anos, é inovador por promover uma interação genuína entre advogados de diversos segmentos e magistrados em um ambiente acadêmico. “Aqui nós temos essa oportunidade real de dialogarmos”.
Em sua fala, o juiz Francisco Duarte Conte, diretor-geral da ESMAT 15, ressaltou que o curso, idealizado em 2023 pelo desembargador Fábio Bueno de Aguiar, se solidificou por promover o diálogo direto entre advogados e magistrados, com a participação de ministros do TST, o que contribui para a evolução das decisões jurídicas. Por fim, ele fez uma breve apresentação do ministro Douglas Alencar Rodrigues, “que é presença constante desde a primeira edição, foi uma inspiração para a criação do programa e tem uma trajetória acadêmica e profissional notável”.
O ministro Douglas Alencar Rodrigues, durante sua explanação, defendeu a importância de um diálogo mais efetivo entre magistrados e a sociedade. Discorreu sobre os desafios atuais do Direito Material, dando ênfase ao trabalho em plataformas digitais, terceirização, pejotização e saúde mental. Também falou dos desafios do Direito Processual do Trabalho na execução trabalhista, na negociação coletiva, no acesso à Justiça e nos Processos Coletivos e, ainda, dos desafios institucionais da Justiça do Trabalho, na Gestão da Litigiosidade, na transformação digital entre outros.
A juíza do Trabalho e diretora administrativa e financeira da ESMAT 15, Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, fez o encerramento da atividade.
Além dos alunos, prestigiaram a aula, de maneira presencial e telepresencial, desembargadores e juízes da 15ª Região.
A 3ª Edição do Programa Executivo acontece com apoio da Mackenzie (Campinas/SP), da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil), do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA).
Mais informações sobre o curso avançado, clique aqui.
Confira mais fotos das aulas do PEAEJ na galeria abaixo:
RESUMOA ESMAT 15 realizou em 13/09, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas/SP, a aula inaugural da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos. O encontro contou com aula do Juiz André Araújo Molina sobre o tema “Gerenciando Precedentes”, destacando a importância da hermenêutica e da interpretação contextual dos julgados. A abertura e o encerramento foram conduzidos pelo desembargador Fábio Bueno de Aguiar.
A ESMAT 15 realizou, no dia 13/09, a aula inaugural da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos (PEAEJ). O evento aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas/SP.
A exposição principal foi conduzida pelo pós-doutor em Direito do Trabalho e juiz do Trabalho do TRT-23, André Araújo Molina, que abordou o tema "Gerenciando Precedentes: O Poder Estratégico dos Julgados Trabalhistas". Durante sua apresentação, ele abordou conceitos de filosofia do direito e direitos fundamentais, destacando a importância da interpretação contextual dos precedentes. Para ilustrar os temas do STF e TST, ele analisou casos práticos e explicou técnicas como a distinção e a superação de precedentes e, ainda, respondeu a perguntas dos presentes.
De acordo com a advogada Giulia Serafim, a aula foi excelente, com discussões sobre teses recentes do TST, que geraram excelentes debates e reflexões entre os participantes. "Com uma didática clara e envolvente, que aproxima os alunos, o professor e juiz Dr. André destacou como a linguagem pode levar a diferentes interpretações e reforçou a importância da hermenêutica jurídica na interpretação dos julgados para a formação dos precedentes."
A abertura e o encerramento da atividade ficaram a cargo do coordenador pedagógico e conselheiro da ESMAT 15, o desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que também é o idealizador do projeto. Em sua fala, ele ressaltou a importância do programa, os resultados das edições anteriores e a consolidação de parcerias com instituições como a Mackenzie, a AMCHAM, o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA).
Para ver as fotos, acesse o álbum abaixo:
A Escola Superior dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 comemora seus 13 anos de fundação com uma edição especial do ESMAT DEBATE, no dia 23 de setembro, às 10h.
O tema será: “A escuta ativa como ferramenta de oratória”, com a convidada Suzeli Damaceno, jornalista, especialista em comunicação acessível e em acessibilidade digital.
O evento visa trazer uma nova perspectiva da comunicação, mostrando como a escuta ativa e a empatia podem transformar interações, reduzir ruídos, fortalecer a confiança, aumentar o engajamento e dar legitimidade à fala. Serão discutidos aspectos emocionais — de quem fala e de quem escuta — e como eles impactam a comunicação verbal (palavras, tom de voz, perguntas, respostas) e não verbal (gestos, expressões, postura, silêncio, emojis e figurinhas).
Debatedores:Fábio Bueno de Aguiar – Desembargador do TRT-15 e Coordenador Pedagógico da ESMAT 15
Mariana Cavarra Bortolon – Juíza do Trabalho do TRT-15
Averbação das horas:Após o evento, a ESMAT 15 solicitará à EJUD15 a averbação das horas de participação dos associados na atividade.
▶️ Aberto ao público: a edição comemorativa será transmitida ao vivo no YouTube da ESMAT 15.
Vocês pediram, a ESMAT 15 atendeu! Aulas do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos (PEAEJ - 3ª Edição), que antes seriam apenas presenciais, também terão transmissão ao vivo online.
? Assim, é possível participar do programa à distância, conciliando sua agenda com praticidade e eficiência.
Confira as aulas presenciais com transmissão ao vivo:
20/09 (sábado) – Panorama Atual e Perspectivas do Direito do TrabalhoMin. Douglas Alencar Rodrigues (TST)
27/09 (sábado) – Processo EstruturalMin. Alberto Bastos Balazeiro (TST)
04/10 (sábado) – Prova EstratégicaJuiz Felipe Bernardes Rodrigues (TRT-15)
18/10 (sábado) – Direito Coletivo 4.0: Negociação, Sindicalismo e Ativismo no Século XXIAntonio Carlos Aguiar (Advogado)
25/10 (sábado) – Saúde, Risco e Ambiente de Trabalho: O Novo Mapa da Conformidade JurídicaJuíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu (TRT-15) e Dr. Freddy Beretta Marcondes (Perito Judicial)
01/11 (sábado) – Sustentação Oral nas Cortes SuperioresDes. Fábio Bueno de Aguiar (TRT-15)
01/11 (sábado) – Recurso de Revista: Aspectos PolêmicosJuiz Guilherme Guimarães Feliciano
08/11 (sábado) – Gestão de Risco e Audiência TrabalhistaJuiz Lucas Falasqui Cordeiro (TRT-15)
Atenção: a aula de 13/09 (sábado), com o tema “Gerenciando Precedentes: O Poder Estratégico dos Julgados Trabalhistas”, ministrada pelo Prof. André Araújo Molina (TRT-23), será uma exceção e não terá transmissão online.
✅ Garanta já sua vaga e participe de um programa de excelência, conduzido por ministros do TST, desembargadores, juízes e renomados especialistas da advocacia trabalhista estratégica.
? Inscreva-se agora
Na próxima quarta-feira, 10/09, estará no ar o podcast VIDA LEGAL da ESMAT 15 que abordará o tema: Inteligência Espiritual e Propósito: Equilíbrio Emocional no Judiciário. O projeto conta com o apoio da FUNPRESP-JUD.
As Juízas Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Diretora de Cursos de Duração Continuada da ESMAT 15, e Tábata Gomes Macedo de Leitão, do Conselho Fiscal da ESMAT 15, recebem o monge e professor do Centro de Meditação Kadampa, Gen Kelsang Geden, e a sócia da Katris Consultoria, Josiane Pereira, para um bate-papo sobre inteligência espiritual e propósito.
O podcast estará disponível para associados da AMATRA XV e da ESMAT 15, e também para o público em geral, por meio das redes sociais, plataformas de podcast e canal da ESMAT 15 no YouTube.
Fique atento às redes sociais da ESMAT 15, ouça e participe do Podcast VIDA LEGAL!
Nos dias 14 e 15/08, a AMATRA XV e a ESMAT 15 participaram da 25ª edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do TRT-15, realizado em Campinas (SP). A Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Urbano, compôs a mesa de honra na abertura do evento.
O Congresso reuniu especialistas renomados que abordaram a evolução do Direito do Trabalho no século XXI e seus desdobramentos, tratando de temas como o papel do sindicalismo, o meio ambiente laboral diante das novas tecnologias, métodos alternativos de solução de conflitos, uso ético e responsável da inteligência artificial e a importância dos precedentes.
Ao todo, foram realizadas três conferências e cinco painéis.Saiba mais sobre o Congresso.
AMATRA XV
No primeiro dia, a AMATRA XV promoveu a tradicional Confraternização, com um jantar no restaurante Barbacoa Dom Pedro.
O encontro reuniu cerca de 140 pessoas, entre elas a Presidente, Juíza Regina Rodrigues Urbano, o Vice-Presidente Francisco Duarte Conte, integrantes da Diretoria, associados, amigos e familiares.
O evento foi marcado por descontração e aquele agradável bate-papo entre os presentes.
ESMAT 15
Durante o Congresso, a novidade deste ano foi o estande da ESMAT 15, onde foram divulgados os principais cursos atuais da Escola, bem como o podcast VIDA LEGAL. O espaço também ofereceu aos participantes degustação de café, em parceria com a empresa Café Silva.
Momento com Autores
Nos dois dias do evento, a ESMAT 15 disponibilizou um espaço exclusivo para associados apresentarem e autografarem suas obras publicadas, em um ambiente de aproximação entre autores e participantes.
Pós-graduação reconhecida pelo MEC
A Escola promoveu a divulgação da Pós-Graduação Processo do Trabalho e Práticas Trabalhistas, realizada em parceria com a ESMAFE/PR. Os interessados puderam se inscrever para participar do sorteio de uma bolsa de estudos.Saiba mais sobre o curso
Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos
No estande da ESMAT 15 também foi realizada a divulgação da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos. Além de sorteios de descontos promovidos diretamente no estande, todos os inscritos no Congresso concorreram, em parceria com a organização do evento, a uma bolsa integral para o curso.Saiba mais sobre o curso
Confira mais fotos na galeria abaixo:
Já está disponível a edição especial do podcast VIDA LEGAL sobre o Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos da ESMAT 15, que está em sua 3ª edição.
A Juíza do Trabalho Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, Diretora Administrativa e Financeira da ESMAT 15, recebe o Desembargador do Trabalho Fábio Bueno de Aguiar, Coordenador Pedagógico da ESMAT 15 e idealizador do curso. O episódio também conta com a participação do Ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues, docente desde a 1ª edição, que falará sobre o Panorama atual e as perspectivas do Direito do Trabalho, tema de sua aula no Programa.
O podcast estará disponível para associados da AMATRA XV e da ESMAT 15, e também para o público geral, nas redes sociais, plataformas de podcast e na TV ESMAT 15, no YouTube.
Não perca!
▶️ Assista no YouTube? Ouça no Spotify e outras plataformas.
Escola Superior dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região