A Escola Superior dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 comemora seus 13 anos de fundação com uma edição especial do ESMAT DEBATE, no dia 23 de setembro, às 10h.
O tema será: “A escuta ativa como ferramenta de oratória”, com a convidada Suzeli Damaceno, jornalista, especialista em comunicação acessível e em acessibilidade digital.
O evento visa trazer uma nova perspectiva da comunicação, mostrando como a escuta ativa e a empatia podem transformar interações, reduzir ruídos, fortalecer a confiança, aumentar o engajamento e dar legitimidade à fala. Serão discutidos aspectos emocionais — de quem fala e de quem escuta — e como eles impactam a comunicação verbal (palavras, tom de voz, perguntas, respostas) e não verbal (gestos, expressões, postura, silêncio, emojis e figurinhas).
Debatedores:
Fábio Bueno de Aguiar – Desembargador do TRT-15 e Coordenador Pedagógico da ESMAT 15
Mariana Cavarra Bortolon – Juíza do Trabalho do TRT-15
Averbação das horas:
Após o evento, a ESMAT 15 solicitará à EJUD15 a averbação das horas de participação dos associados na atividade.
▶️ Aberto ao público: a edição comemorativa será transmitida ao vivo no YouTube da ESMAT 15.