Notícias

ESMAT 15: Curso sobre a plataforma Zoom, oferecido a Associados e Servidores, beneficiou 240 pessoas

Nos dias 26 e 28/4 a Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 promoveu o curso “Zoom, audiências e suas funcionalidades na prática – aprender usando”. A atividade considerou a, então, iminente implementação de referida Plataforma no âmbito da Justiça do Trabalho, com efeitos práticos a partir de 3/5.

As aulas foram ministradas pelo Desembargador Samuel Hugo Lima, pelo Juiz Marcel de Avila Soares Marques e pelo Servidor Herbert Wittmann (Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT 15).

A atividade foi oferecida aos Associados e, pensando neles, em razão do assessoramento direto, franqueada aos Servidores da 15ª Região (Secretários de Audiência e Diretores de Secretaria).

Houve adesão maciça, com esgotamento das vagas iniciais em poucas horas. Abertas vagas extras, foram integralmente preenchidas. Ao todo, 240 alunos, divididos em duas turmas.

O Juiz Marcel de Ávila Soares Marques, que atua na 1ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto, disse que a ideia do curso surgiu de comentários dos colegas Magistrados e Servidores que ainda não conheciam a ferramenta: “Em uma conversa, uma colega se mostrou extremamente apreensiva e aflita. Aquela angústia tomou conta de mim e eu falei: ‘precisamos ajudá-los’. Diante dessa situação, em conversa com o Desembargador Samuel Hugo Lima e com o Servidor Herbet Wittmann, conseguimos formular o curso, que foi de grande sucesso perante o nosso Tribunal. Ao final, tive aquela sensação de dever cumprido e de satisfação, principalmente, por ajudar e poder trazer um pouco de tranquilidade para todos. Ainda temos muito a aprender e a fazer, mas o primeiro passo já foi dado. As audiências já começaram e continuamos a disposição para tirar as dúvidas”.

Nas palavras de Sandra Maria Zirondi, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Votuporanga, o curso foi “excepcional, especialmente didático, propiciando aprendizado e agilizando o manuseio das funcionalidades”. Para Arilda Cristiane Silva de Paula Calixto, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Cravinhos, “num momento de tantas incertezas, a mudança de plataforma de trabalho para o Zoom só fez aumentar a apreensão. A configuração da ferramenta é complexa, e ter a ajuda tão didática do Marcel permitiu fazer as escolhas certas e de modo mais rápido”.

Ainda segundo Arilda Cristiane Silva de Paula Calixto, “além da configuração, o próprio manejo da ferramenta também é mais difícil do que a antes utilizada, e só com as dicas precisas conseguimos aprender, de fato, a fazer isso de modo eficiente. O curso beneficiou os servidores da nossa Vara do Trabalho que igualmente agradecem e elogiam a iniciativa, ajudando inclusive a diminuir o estresse decorrente da mudança”.

Para ter acesso aos materiais oferecidos no curso (vídeos da aula ministrada à 2ª turma, vídeos de dicas sobre a plataforma Zoom e modelo de despacho de designação de audiência), clique aqui. (Exclusivo aos associados).