Notícias

ESMAT 15 e EJUD 15 realizam evento sobre o autismo e o mercado de trabalho

No mês de conscientização do Autismo, a ESMAT 15 e a Escola Judicial do TRT-15 realizaram a palestra on-line: "̈Autismo e o Mercado de Trabalho: trabalhando a inclusão e a diversidade”. A atividade, que ocorreu no dia 17/04, pela plataforma Youtube.

A abertura do evento e apresentação dos convidados e do tema ficaram a cargo do idealizador do projeto, Desembargador do TRT-15 Fábio Bueno de Aguiar, Coordenador Pedagógico e Conselheiro da ESMAT 15.

Na oportunidade, o magistrado falou sobre as características da pessoa com TEA, de acordo com a legislação, fez panorama do autismo no mercado de trabalho e no poder judiciário, apresentou dados estatísticos, exibiu vídeo com a rotina de trabalho de um jovem de Campinas com Transtorno do Espectro Autista - TEA e, emocionado, fez breve relato sobre a filha Mariana. “É muito importante estimulá-los precocemente”, ressaltou. Ele também rememorou que ano passado, o TRT-15 recebeu pela primeira vez a visita de estudantes com TEA, a convite da Escola Judicial. “Foi a primeira escola de pessoas com deficiência intelectual a conhecer de perto as instalações do nosso tribunal”.

Em sua fala, o Diretor-Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, parabenizou a iniciativa e falou da importância do evento. “Um tema que não precisa de data específica para ser discutido, principalmente em relação ao mercado de trabalho”, destacou.

A atividade também contou com a participação dos docentes, João Paulo Oliveira Marum (Doutor em Ciência da Computação e Acessibilidade pela University of Mississippi) e Selva Estela Gonzalez Marum (Mestre em Estatística, CEO da Marum Solutions e Pesquisadora de Educação Especial). O casal, que mora nos Estados Unidos, falou sobre a inclusão x inserção, o atual panorama, as habilidades dos autistas, a importância de as empresas estarem preparadas para recebê-los, de investimento em tecnologias, processo seletivo adaptado e tratamento igualitário e justo.

O empresário Maikel Rafael Inácio relatou algumas de suas experiências e desafios no mercado de trabalho, o diagnóstico tardio, a importância do autoconhecimento, a inclusão, a dificuldade que o autista tem de se expressar entre outros pontos. "Não tenho o objetivo de mudar ninguém, mas conscientizar é importante. Quanto mais pessoas a gente conseguir conscientizar com este evento, melhor".

O último convidado, o servidor do TRT-15, Adriano Celestino Ribeiro Barros também fez relato de sua experiência no mercado de trabalho como Advogado autônomo e servidor público, e contou como foi receber o diagnóstico tardio. Adriano tem artigos publicados pela Universidade de Coimbra (Portugal) e dois projetos, feitos em parceria com o TRT-23. Duas ferramentas que devem revolucionar a Justiça: ConJudEs e o Gestão inteligente em tempo real com Kanban.

Ao final do evento, os palestrantes responderam às perguntas enviadas pelo chat.