Notícias

ESMAT DEBATE aborda a atuação do Fisioterapeuta Perito como auxiliar da Justiça

No dia 13/11, aconteceu mais uma edição do ESMAT DEBATE. A atividade organizada pela Escola Superior dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 contou com a participação da Fisioterapeuta Ergonomista Karina Bottcher Ribeiro Turquetto, que abordou o tema: "A atuação do Fisioterapeuta Perito como auxiliar da Justiça”.

 A atividade foi iniciada pelo Desembargador do TRT-15 Fábio Bueno de Aguiar, Conselheiro Pedagógico da ESMAT 15, que fez a abertura do evento e a apresentação dos currículos dos participantes.

Em sua apresentação, Karina Bottcher Ribeiro Turquetto fez breve relato da atuação do fisioterapeuta perito como auxiliar da justiça e sobre a função do Fisioterapeuta. Explicou a diferença entre a Perícia Fisioterapêutica e Perícia Médica e da possibilidade de o fisioterapeuta avaliar a capacidade e estabelecer nexo causal.

A Perita Judicial no TRT-15 e no TRT-2, também apresentou as resoluções que normatizam a atuação do fisioterapeuta no âmbito pericial, demonstrou a evolução da Perícia Fisioterapêutica a partir de 1969, com destaque para o despacho do TRT-15, afirmando a legitimidade da Perícia Fisioterapêutica. Discorreu sobre a atuação da fisioterapia no âmbito judicial, do objetivo da Perícia Fisioterapêutica e, ainda, apresentou casos concretos de perícias trabalhistas.

Na sequência, o Diretor de Cursos de Duração Continuada da ESMAT 15, Juiz do Trabalho Décio Umberto Matoso Rodovalho, e o Advogado e membro da Comissão Estadual de Relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, José Enio Viana de Paula, atuaram como debatedores. Também foram feitas perguntas através do chat da plataforma.